segunda-feira, 27 de abril de 2015

O “SIM” em números



Dados do IBGE apontam o crescimento na taxa de nupcialidade nos últimos anos, que passou de 5,6‰ (2002) para 6,9‰ (2012). Esse índice reflete a relação ente o número de casamentos para cada mil (‰) habitantes em determinado ano. No mesmo período, porém, houve um crescimento da taxa geral de divórcios, que passou de 1,2‰ para 2,5‰. Isso se deveu, em grande parte, a maior facilidade para a ruptura do vínculo conjugal a partir de 2.010, com a promulgação da Emenda Constitucional que aboliu o tempo mínimo de casamento para os casais se divorciarem. Tanto que, a partir de 2011, observa-se um declínio nessa taxa.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Um pacto pela sinceridade


Quando vamos a uma repartição pública solicitar algum serviço é comum que nos solicitem uma lista infindável de documentos. Muitas vezes, as exigências vão muito além do razoável. Soube recentemente, por exemplo, que um órgão público não aceita como comprovante de residência fatura de energia emitida diretamente em site na INTERNET, mas apenas a via impressa enviada pelos correios. É impressionante notar quanto tempo e desgaste se perde a procura de uma parafernália de papéis e formulários que, em última análise, exige do cidadão de bem provar a todo o tempo e em todo lugar, que não é falsificador, nem mentiroso, nem fraudador...

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Os desafios do envelhecimento

O Correio Popular, na edição de ontem, trouxe os resultados de uma estimativa baseada em dados coletados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), que aponta que em 2030 a população da região de Campinas terá um aumento de 85% em relação a 2014. Com relação à faixa etária de 70 a 74 anos, o aumento deverá ser superior a 100%.