segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os números da Justiça

Alguns dados do Poder Judiciário, publicados no relatório de produtividade do CNJ, podem causar perplexidade. Não é raro encontrarmos magistrados que proferem, num único mês, mil decisões e mais de uma centena de sentenças. Não pretendemos, com essa abordagem, incomodar o leitor com lamentações estéreis, nem muito menos movê-los a uma espécie de compaixão. Mas penso que esses números podem suscitar em todos nós um questionamento: que tipo de Justiça queremos?

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O melhor legado

Renata Campos e filhos durante o
velório de Eduardo Campos
Por ocasião da morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, foram noticiados alguns detalhes da vida familiar que bem merecem nossa atenção:

“No fim do dia de quinta-feira, o movimento na casa da família Campos estava intenso. Eram muitos os familiares, amigos e políticos que acompanharam desde sempre a trajetória de Eduardo Campos e queriam estar perto de “dona Renata”, como ele chamava a mulher, e dos cinco filhos do casal (...). Ela [esposa] se mostrava forte, até leve, andando entre as pessoas e conversando com os que lhe procuravam para apresentar condolências. Não caiu em prantos publicamente, apesar do olhar avermelhado, que carregava ainda na noite de ontem, de quem está sentindo a dor como uma força constante. Às vezes, parecia ser ela quem tranquilizava seus interlocutores” (http://cidadeverde.com/viuva-relembra-a-ultima-conversa-com-eduardo-campos-170674).

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Desafio de Ser Pai

Há pouco comemoramos o Dia dos Pais. É difícil definir os sentimentos que embargam o coração daqueles que tiveram a ventura de trazer filhos à existência em nosso tempo. Alegria, apreensão, incerteza, expectativa... o verdadeiro pânico de um dia virem a se perder no mundo das drogas ou da criminalidade. E quando nos deparamos com esse panorama, é comum pensar que tempos atrás era mais fácil educar. Mas será assim mesmo?

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O dedo na ferida

O porta-voz do Ministério das Relações
Exteriores de Israel, Yigal Palmor
Em meio a uma crise diplomática que se instaurou entre o Brasil e Israel, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores deste último País, em resposta a uma crítica feita pelo governo brasileiro, fez uma comparação com a derrota do Brasil por 7 a 1 contra a Alemanha. Analisada a afirmação no contexto em que foi feita, penso que não é de todo ofensiva. Apesar disso, relembrar a derrota no futebol em comentário dirigido a brasileiros é sempre uma alfinetada, ainda que atenuada pelas circunstâncias.