segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dia do Funcionário Público

Hoje, dia 28 de outubro, comemora-se o dia do Funcionário Público. Antes de começar a escrever sobre o tema, resolvi fazer uma breve pesquisa no Google. Uma das primeiras imagens que surge é de um homem, com gravata, reclinado numa cadeira com os pés sobre a mesa e dormindo. Lamentavelmente é essa imagem que se difunde na população sobre o servidor público. Mas será isso verdade? E o que podemos fazer para modificar esse conceito?

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Custo da Mentira

Entre os investidores e empresários se ouve falar do chamado “Custo Brasil”. Grande parte desse decorre da burocracia, e especial, do enorme dispêndio de tempo e de dinheiro para se provar que se está a dizer a verdade em cada situação.

É curioso notar os motivos das exigências burocráticas. Tomemos um exemplo. Alguém, em algum lugar, resolve fraudar um determinado documento, lançando nele assinatura falsa. A notícia chega à Brasília, onde se resolve “regulamentar”: a partir de então será necessário assinar diante de um notário que irá reconhecer a assinatura por autenticidade. Com isso, os cidadãos de bem terão custos enormes para provar, a todo momento e em milhares de situações, que não estão falsificando o documento, ao passo que os criminosos, com uma agilidade espantosa, saberão driblar facilmente a nova exigência.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Responsabilidade Digital

Todos passamos parte considerável do nosso tempo diante do computador. Mas será que estamos conscientes dos riscos disso? Mais ainda, sabemos educar nossos filhos e alunos para usar essa ferramenta com responsabilidade?

A questão é muito ampla e complexa. Por isso, gostaria de abordar hoje apenas o impacto do mundo virtual sobre dois direitos fundamentais da pessoa humana: a honra e a intimidade. E, noutra oportunidade, talvez nos dediquemos a outros aspectos da questão.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Uma semana pela vida


Nesta semana, de 1º a 7 de outubro, somos convidados a celebrar o valor da vida e a refletir sobre isto. Há poucos dias abordamos, nesta coluna, a nossa preocupação com a aprovação da Lei Federal n. 12.845/2013 que, como dissemos, representa um verdadeiro Cavalo de Troia contra a vida. Porém, gostaria de retomar o tema sob um enfoque aparentemente contraditório: a imensa maioria das pessoas contrárias ao aborto e à sua legalização não gostaria de ver uma mãe que o comete atrás das grades.


Dir-se-á, então, que é apenas isso o que pretendem os adeptos da descriminalização do aborto, ou seja, que a mulher não seja punida, mas amparada nessa situação.