segunda-feira, 24 de junho de 2013

O porquê das manifestações

Assistimos nos últimos dias uma enorme multidão tomando as praças e ruas das nossas cidades em manifestações de protesto. Nesses movimentos fica evidente uma enorme insatisfação. No entanto, talvez ainda não nos esteja muito clara a sua causa mais profunda. Não é possível que seja apenas o aumento da tarifa de ônibus. O que de verdade retirou esses jovens da passividade e os moveu para a luta?
O brasileiro nutre um grande amor pela sua Pátria, mas também traz na alma uma baixa autoestima. Crescemos ouvindo comparações de que tudo o que é nosso é pior que o que ocorre lá fora. São frases do tipo: “nos Estados Unidos a polícia é assim, agora aqui...”, “em tal País da Europa o ônibus urbano tem isso e aquilo, mas no Brasil...”.
E então ficamos como que à procura de algo em que verdadeiramente somos bons, talvez para mostrar aos de fora e a nós mesmos que não estamos tão ruins assim. Quem não se emocionava, alguns anos atrás, vendo o Ayrton Senna fazendo tremular a bandeira brasileira em chãos europeus e em diversos cantos do mundo?
Nesse cenário, o futebol merece um capítulo a parte. É que aqui podemos nos orgulhar de sermos bons. Mas também nesse ponto nos resta uma forte dose de melancolia: exportamos os nossos heróis, pois não temos dinheiro nem competência para mantê-los em nossos estádios...
Aliás, durante muito tempo exportamos o que temos de melhor. Quantas vezes vimos em nossos produtos a frase “tipo exportação”, com isso querendo dizer que possui uma qualidade superior a daqueles que destinamos ao consumo interno. Acontece que, com isso, transmitimos a nós mesmos a mensagem de que somos menos dignos que os norte-americanos, europeus e japoneses, que têm o direito de receber o melhor do nosso café, açúcar, carne etc.
 Essa baixa autoestima enraizada e nossa consciência como cidadãs e cidadãos brasileiros é frequentemente agravada com o mau exemplo de nossos governantes. Muitas vezes parece que zombam de nós malversando dinheiro público impunemente. E, para agravar esse cenário, vemos também a absurda ineficiência das nossas instituições para evitar e punir as transgressões à Lei. Frequentemente a mídia nos traz a imagem – real ou deturpada – de uma crônica impunidade. E isso abala até o anseio natural que toda mulher e todo homem traz em si de agir para o bem, conforme a sua consciência.
Mas não estamos satisfeitos com isso. Ninguém gosta de ser tido como menos digno que ninguém, precisamente porque a dignidade da pessoa humana é imensa e nenhum ser ou povo que habita este planeta pode ser considerado ou tratado como inferior a outro. Essa passividade que nos marca é, no fundo, o desalento que brota de que acreditar que não há o que possa ser feito para mudar esse estado das coisas.
Mas eis que surgem uns jovens “rebeldes” que protestam, inicialmente, contra o aumento da tarifa de ônibus. E tomam as ruas na luta por essa causa. E então esse sentimento aflora num enorme grito de: BASTA! Somos dignos sim e queremos ser tratados como tal. Tanto que o grito que marejava nossos olhos era: “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”.
Quando alguns manifestantes tentaram invadir o Congresso Nacional, um Senador pediu a eles a lista de reivindicações, que não foi apresentada. Na verdade não a tinham. Num primeiro momento pareceu ser uns rebeldes sem causa. Mas não. Clamam por dignidade, ainda que sequer para os manifestantes estejam muito conscientes disso.

A lição foi muito clara. O Gigante verdadeiramente acordou, como diziam os manifestantes. Foi um primeiro sinal de que estamos fartos de ser considerados pessoas de quarta categoria confinados num terceiro mundo. É certo que a mudança dessa situação dependerá do trabalho árduo e perseverante da cada brasileira e de cada brasileiro que saiu – fisicamente ou apenas com o desejo – às ruas para protestar. Mas, caros governantes e detentores do poder em qualquer esfera, fiquemos de olhos bem abertos diante de uma multidão que clama: “estamos aqui e estamos vivos e sedentos de construir uma Nação em que reine a dignidade para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário