segunda-feira, 12 de março de 2012

Esposa ou cachorro?

Recebi um e-mail de um grande amigo com a seguinte pergunta: “Por que alguns homens têm cachorro ao invés de esposa?”. E, em tom de brincadeira, ele me desafiou a publicar as respostas nesta coluna:
1.  Quanto mais atrasado você chega, mais feliz seu cachorro fica quanto te vê.
2. Cachorro não liga se você o chama pelo nome de outro cachorro.
3. Cachorro gosta que você deixe coisas espalhadas pelo chão.
4. A mãe do cachorro nunca te visita.
5. Cachorro aceita que você aumente a voz pra argumentar.
6. Você nunca precisa esperar por um cachorro; ele está pronto pra sair 24 horas por dia.
 7. Cachorro acha engraçado quando você está bêbado.
 8. Cachorro gosta de sair pra pescar e ficar ao seu lado enquanto você assiste o futebol.
 9. Um cachorro nunca vai te acordar de madrugada pra perguntar: "Se eu morrer, você vai ter outro cachorro?"
 10. Se o cachorro tem filhos, você pode anunciar no jornal e doá-los pra outros.
 11. O cachorro vai deixar você colocar uma coleira nele.
 12. Se o cachorro sente o cheiro de outro cachorro em você, ele não faz drama nem escândalo.
 13. Cachorro gosta de passear no banco de trás do carro.
 E por último, mas certamente não menos importante:
 14. Se um cachorro vai embora, ele não leva a metade das suas coisas.
Para confirmar que tudo o que foi dito acima é verdade faça o seguinte teste: Tranque sua mulher e o seu cachorro no porta-malas do carro. Meia hora depois abra o porta-malas e veja quem está feliz em te ver...
Brincadeiras a parte, penso que a partir desses argumentos podemos fazer interessantes considerações sobre o casamento em nosso tempo.
A atitude do cão em relação ao dono é bem essa. Está sempre disponível a fazer-lhe companhia como ele quiser e, principalmente, quando quiser. Acontece que, por vezes, queremos que os nossos relacionamentos humanos ocorram de maneira semelhante: que os amigos estejam disponíveis para os programas que desejamos, que a esposa esteja sempre receptiva para satisfazer às nossas necessidades afetivas, sentimentais etc. Em contrapartida, falta-nos, muitas vezes, a disponibilidade para nos sacrificarmos pelo outro.
O relacionamento genuinamente humano é mesmo muito diferente. É que somente o homem e a mulher são capazes de amar. E o amor verdadeiro implica doação, renúncia e sacrifício. No entanto, essa postura não nos faz pessoas infelizes. Ao contrário do que pode parecer, quando se vive desse modo, experimenta-se uma paz e uma alegria tão profundas que não se quer perde-las por nada.
Começamos com piadas segundo um modo “masculino” de pensar. Mudando o foco, se perguntássemos a elas o que esperam de nós, creio que muitas manifestariam – a sério – algumas dessas expectativas: “Que que ele se interesse por mim, pelo que fiz, pelo que me preocupa, pelo que estou sentido; que ele se mostre carinhoso sempre e não apenas segundos antes de pretender ter relação íntima; que ele olhe para mim, que observe quando mudei o penteado ou visto uma roupa nova; que ele saiba me surpreender, trazendo presentes que demonstrem que pensou em mim; que ele se interesse pelos estudos e problemas dos filhos, que tome a iniciativa e não simplesmente faça algo quando eu lhe imploro pedindo ajuda; que ele me escute com atenção e que não queira simplesmente dar soluções para os meus problemas, pois não quero que ele os resolva, mas que me entenda; enfim, que ele saiba que somos diferentes e não quero ser simplesmente desejada, mas acima de tudo amada, incondicionalmente”.

A bem da verdade, caro leitor, somente aceitei o desafio desse meu grande amigo porque sou testemunha do quanto ele ama a sua esposa. A vida não lhes reservou poucos dissabores. Mas esse grande homem soube doar-se a ela incondicionalmente. Ao contemplá-lo cuidando dela doente tenho um exemplo bem vivo de como honrar com valentia e heroísmo aquele compromisso um dia assumido: EU, ..., TE RECEBO ..., COMO MINHA ESPOSA, E TE PROMETO SER FIEL, NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA, AMANDO-TE E TE RESPEITANDO POR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário