segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Crucifixo nas Repartições Públicas

O crucifixo nas repartições públicas, seria uma violação disso, ofendendo as convicções de outros credos?
Não. Para os cristãos é Deus e como tal deve ser venerado em qualquer lugar. Mas é também, para cristãos e não cristãos, um Homem. E é comum se colocar em locais públicos estátuas e homenagens de personalidades históricas, para honrá-la, animando as pessoas a animá-las a lutar por um mundo melhor, a exemplo do que fizeram esses heróis homenageados.
Esse Homem, de inquestionável e existência histórica, preenche os atributos para estar em muitos locais públicos. Numa sala de audiências de um Tribunal, por exemplo, pode servir para lembrar aos juízes que o juiz que o julgou o fez movido apenas pelo clamor pessoal e não pelo que dizia a sua consciência, e então se animem a cumprir a lei e a sua consciência mesmo quando isso implicar ser impopular ou tomar decisões “politicamente incorretas”. Servirá, também num Tribunal, para alertar aos advogados que ele foi condenado sem defesa, e então se animem a defender melhor seus clientes. Poderá, ainda, para lembrar aos acusadores (Ministério Público, p. ex.) que os seus acusadores agiam movidos pelo rancor, inveja, afã de manter a posição social, e então se decidam a perseguir os criminosos por motivos mais nobres.
Se a imagem desse Homem for colocada numa escola, servirá de magnífico modelo aos professores, pois também Ele foi um Mestre magnífico, que com impressionante simplicidade soube tratar de assuntos complexos e ser entendido pelos mais simples, com a única condição de que tivessem boas disposições.
Se a colocarem num hospital, o exemplo fantástico desse Médico que curava muitos doentes. Mas o fazia com imensa caridade, fitando nos olhos o doente, tocando-o e, mais ainda, curando os males da alma, infinitamente piores que os males físicos.

Apesar de todas evidências, pode acontecer que se obriguem a retirar o Crucifixo das repartições públicas. Se isso acontecer, embora seja lamentável, não é próprio dos cristãos que fiquem perplexos ou atemorizados. Coloquemo-Lo então, mais vivamente nos corações, que é o único lugar em que Ele deseja verdadeiramente reinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário