segunda-feira, 21 de julho de 2008

Jornada Mundial da Juventude

Nesta segunda-feira, dia 21, encerra-se a visita do Santo Padre à Austrália, onde participou da XXIII Jornada Mundial da Juventude. O evento reuniu jovens do mundo inteiro, que buscam reavivar e difundir a fé cristã. Observando aquela multidão de pessoas alegres, formada por negros, brancos, amarelos, que possuem costumes e línguas diferentes, mas que conversam entre si e conseguem se entender, talvez falando uma linguagem universal, confesso que não consigo conter uma indagação que me aflui bem de dentro: o que move esses milhares de jovens a se reunirem entre si e com o Papa?
Atrevo-me então a buscar na Bíblia uma resposta a isso. E nela encontro como que uma auto-definição que Jesus faz de Si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 13,6). Estaria aqui a razão dessa força que move esses jovens?
Há um caminho. É muito consolador constatar que o Santo Padre, no seu primeiro discurso ao povo australiano, formula uma indagação semelhante: “Alguém poder-se-ia perguntar pela razão que impele milhares de jovens a empreenderem uma viagem – para muitos deles – longa e cansativa, a fim de poderem participar num acontecimento deste gênero”. E logo em seguida dá a resposta: “Anseiam por tomar parte num acontecimento que ressalta os grandes ideais que os inspiram, e voltam depois para suas casas repletos de esperança, com uma renovada decisão de construir um mundo melhor”.
Nossos jovens possuem grandes ideais de vida. A rebeldia, essa saudável e santa rebeldia juvenil nada mais é que um não rotundo à mentira, à hipocrisia, às estruturas corrompidas. Muitos jovens, porém, por alguns fatores, não conseguem direcionar bem seus anseios e se perdem em descaminhos, como o da droga, no qual não encontram a felicidade a que tanto anseiam. E então é preciso dizer a eles que há um caminho, tanto que muitos e há dois milênios o percorrem.
Há uma verdade. Um dos maiores males do mundo moderno é o relativismo. É preciso ressaltar, e esses jovens são exemplos eloqüentes disso, que apesar das muitas diferenças étnicas, sociológicas e históricas que marcam os homens, há em todos eles e em todo o tempo um anseio universal pela felicidade e que essa felicidade seja eterna. E há Alguém imutável e eterno que está acima dessas circunstâncias e que pode aplacar esses anseios.
Mas ao afirmarmos que há uma verdade universal, nem de longe pode nos conduzir a uma postura discriminatória e exclusivista. Na verdade, uma das atitudes mais comoventes que antecederam a Jornada Mundial da Juventude partiu do líder muçulmano da Austrália, Ikebal Patel. Após dar as boas-vindas a Sua Santidade o Papa Bento XVI, assim como a todos os peregrinos na Austrália, Ikepal admitiu que está «particularmente orgulhoso» de que a Igreja Católica tenha aceito a oferta da Escola Islâmica Malek Fahd,  em Sydney, para hospedar 350 peregrinos durante as festividades. O anseio pela verdade e pelo amor que une esses jovens é capaz de transpor as barreiras que há séculos separam as diversas religiões!
Esses jovens trazem em si um forte anseio de vida. E, como diz também o Evangelho, “que a tenham em abundância”. Mas em que consiste essa vida em abundância? Novamente são palavras do Papa: “Através da ação do Espírito, possam os jovens aqui reunidos para a Jornada Mundial da Juventude ter a coragem de se tornarem santos! Mais do que qualquer outra coisa, o mundo precisa disto”.

Essas palavras do Papa sobre a santidade fazem-me lembrar os ensinamentos de São Josemaría Escrivá: “Um segredo. - Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos”. Essa é a verdadeira vida a que tanto anseiam. Mas é preciso dizer, mais com o exemplo que com as palavras, que a santidade não é esquisitice, nem apartar-se dos demais, formando uma casta de “caretas”. Ao contrário, trata-se de ser jovens, em todas as idades, que, no lugar em que estão, no seu trabalho, na sua família, no seu relacionamento social, fazem o mesmo que os demais, mas empenhando-se por fazer cada coisa como Cristo o faria. E com isso, sendo sal e luz para os demais, tornam mais alegre esse mundo que nos rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário