segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Como escolher o colégio?

Nesses últimos meses do ano, costuma ser tormentosa para os pais a escolha do colégio em que os filhos estudarão no próximo ano. Muitos são os fatores a considerar. O preço deve caber no orçamento familiar. Porém, é necessário que se assegure a qualidade do ensino. E para complicar, muitos pais não têm condições de avaliar, numa simples conversa, se a instituição merece ou não a confiança.
O primeiro ponto a considerar é que não existe uma instituição de ensino ideal. É que cada qual tem as suas peculiaridades, de modo que a escolha deve ser feita segundo as expectativas que a família possui em relação ao colégio.
Antes de decidir a quem confiar parte da educação dos filhos, pai e mãe devem decidir o que eles próprios esperam dos filhos. Assim, se fôssemos surpreendidos com a pergunta “o que você espera de seu filho?”, o que responderíamos? É que, se os pais não sabem sequer onde querem chegar, como podem escolher uma instituição que os auxiliem nisso?
Não se trata de aprisionar os filhos em função do que sonhamos para eles, o que seria uma terrível violência. Aliás, a educação só é verdadeira se valorizar a assegurar, acima de tudo, a liberdade. Do contrário, não é educação, mas a mais detestável forma de opressão. Mas não tolhe a liberdade de nossos filhos estabelecer metas a serem atingidas no processo educativo, ao que eles poderão corresponder ou não, sempre livremente.
Da minha parte, confesso ao leitor que gostaria muito que meus filhos sejam cidadãos e cidadãs responsáveis e felizes. Não se pode negar que nós, pais, sonhamos com que sejam bons profissionais, seja qual for a profissão que escolherem. Se casarem, desejamos que sejam bons esposos, boas esposas, bons pais. Porém, acima de tudo, e isso é o que mais importa, é que descubram um sentido para suas vidas, e que tomem as decisões de forma coerente com essa descoberta. Pois é somente isso que os fará verdadeiramente felizes e que se sintam responsáveis por construir um mundo melhor no ambiente em que vivem: na família, na empresa, em suas relações sociais.
Muito bem. Mas definido onde se quer chegar, vem a segunda indagação: como atingir esse resultado? Quanto a isso, há de se considerar que pai e mãe são insubstituíveis, de modo que o colégio será sempre uma entidade que auxilia a família na educação dos filhos. Mas esse auxiliar é importantíssimo, afinal, ali deixaremos nosso maior tesouro, cada dia, por várias horas para ser formado. E, de certa forma, a tão sonhada felicidade de nossos filhos dependerá da formação que lhes for dada pelo colégio.
Assim, além de ser uma escola cuja mensalidade caiba no orçamento familiar, além dos ensinamentos técnicos, que devem capacitar nossos filhos para o futuro ingresso no mercado de trabalho, penso que seja de igual ou maior importância o trabalho de formação dos valores. Há de se indagar se ensinam os filhos a tomarem corretamente as suas decisões, a respeitar os direitos dos demais, a serem fortes e perseverantes na busca de seus ideais, a usarem adequadamente os materiais, sabendo compartilhá-los com os colegas.
E um bom método, para constatar se na escola se ensina isso, é observar o ambiente escolar. Como as pessoas se tratam entre si? É que é possível abrir um sorriso forçado sempre que chega pais novos interessados na matrícula. Porém, como é a cordialidade das pessoas entre si que ali trabalham? Respira-se um ar alegre e sereno? Há ordem e limpeza que entram pelos olhos?
Um excelente termômetro será os nossos próprios filhos, ao menos para avaliar se a escolha foi acertada. Então há que se perguntar: o meu filho gosta de ir para a escola? Afinal, quem foi que disse que a educação deve ser chata e maçante? As crianças se sentem felizes ali? É que se pode fingir um sorriso para os pais, mas não para as crianças a todo tempo que estão na escola. Quando converso com a professora ou com a coordenadora, percebo que ela conhece de verdade o meu filho?

Vivemos numa sociedade de consumo, na qual os consumidores estão cada vez mais exigentes. Porém, com relação aos filhos, por vezes ficamos procurando coisas externas, como brinquedos, roupa, tênis, e corremos o risco de não dar a devida atenção ao que verdadeiramente importa: a felicidade deles. E a escola desempenha um papel importantíssimo nesse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário